sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

De volta à ativa!

Meus caros... após um longo e conturbado período, volto a me dedicar à análise do futebol, palpites e afins. Muita coisa aconteceu de seis meses pra cá. No cenário internacional, o falecimento do inestimável mago dos resultados - o Polvo Paul. Além disso, o título mundial da Internazionale em dezembro vale destaque. Para o futebol nacional, creio que os resultados mais expressivos foram a excelente campanha da equipe do Goiás no vice-campeonato da Copa Sul-Americana, a derrocada inacreditável do Internacional perante o Todo Poderoso Mazembe na semifinal do Mundial de Clubes, e o título brasileiro do Fluminense após 26 anos de jejum.




Fora os títulos e campanhas, vale ressaltar a importância que o futebol argentino vem ganhando no cenário nacional. Carentes no setor de criatividade, os grandes clubes brasileiros tem salvaguardado a tradição do futebol canarinho em terras vizinhas. Jogadores como Conca, D'Alessandro e Montillo abriram um mercado que se mostra em expansão neste começo de ano, com contratações interessantes como Botinelli, Bolatti e Cavenaghi.


Outros fatores neste começo de temporada também chamam a atenção. A boa campanha do Ceará no Cearense após reforços como Fernando Henrique, a boa campanha do Santa Cruz no Pernambucano, a campanha ruim do Sport no mesmo e do Goiás no Goiano... mas dois fatores negativos tomaram conta do cenário nacional. O pior início de temporada da história do Vasco da Gama, com 1 ponto conquistado em 15 possíveis; e a pior campanha de um clube brasileiro na história da Libertadores da América, com a eliminação mais que precoce do Corinthians para o Deportes Tolima na fase pré-grupos.



O bom time que o Flamengo vem montando para a temporada, com a estréia de Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Botinelli, merece atenção, assim como os reforços de Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense e São Paulo.

Este ano promete... E a rodada do fim-de-semana tá logo aí! Clássicos regionais à vista!

Nenhum comentário: