segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os Manos do Menezes


Hoje era grande a expectativa em torno da primeira coletiva de Mano Menezes no comando da Seleção. Além de ser considerado um dos 3 grandes técnicos da atualidade no futebol brasileiro (Muricy e Felipão fecham a lista), tinha uma (in)grata missão como desafio de estréia - uma convocação que demonstrasse o novo velho espírito do futebol brasileiro, tão arguido desde o início da Era Dunga e apagado no cenário nacional. E o pior - tudo em um prazo menor que 48 horas. Era a dor de cabeça que Mano queria há tempo, bastava ver sua feição durante a apresentação.

E para quem não teve tempo para avaliar todas as possibilidades, Mano agradou a gregos e troianos, convocando uma seleção que, ao menos no papel, tende a retomar o estilo ofensivo característico da Seleção Canarinho sem desguarnecer a retaguarda brasileira. Foram 24 convocados (1 deles será cortado em função do clássico Internacional x São Paulo pela Libertadores), sendo 12 domésticos e a outra metade de "estrangeiros". Remanescentes da Copa 2010, apenas 4. Para quem almejava uma renovação completa, desde a base, aí está o resultado. E agradável.

Eis a lista:

Goleiros - Renan (Avaí), Jefferson (Botafogo) e Victor (Grêmio).

Laterais - Rafael (Manchester Utd.), Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid) e André Santos (Fenerbahçe).

Zagueiros - Thiago Silva (Milan), David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander) e Réver (Atlético-MG).

Meias - Sandro (Internacional), Ederson (Lyon), Carlos Eduardo (Hoffenheim), Hernanes (São Paulo), Ramires (Benfica), Ganso (Santos), Lucas (Liverpool) e Jucilei (Corinthians).

Atacantes - André (Santos), Robinho (Santos), Neymar (Santos), Pato (Milan) e Diego Tardelli (Atlético-MG).

De notável na lista, a redução da média etária para 23,1 anos, e sete dos convocados estão em idade olímpica. No geral, uma convocação que atende todas as necessidades de uma Seleção ofensiva em construção. Claro que esta não é a Seleção definitiva, ainda está longe disso. Da base deixada por Dunga, Júlio César, Maicon, Kaká e Elano são nomes aguardados no decorrer das convocações. Fred (provavelmente não convocado pela lesão sofrida no Clássico Vovô) é outro nome muito cogitado para o grupo de Mano Menezes. Jovens como Giuliano (Internacional), Maikon Leite (Atlético-PR) e Maicosuel (Botafogo) tem potencial para almejar algum lugar nessa renovação. Bruno César (Corinthians) e Gum (Fluminense) estão em estado de graça e podem trabalhar visando um futuro nem tão distante. Na lista de Goleiros, incluiria como opções futuras Fernando Henrique (Fluminense) e Fábio (Cruzeiro). No entanto, com o retorno iminente de Júlio César, a disputa será por duas vagas e a coisa complica. No meio-campo, Denilson (Arsenal) merece uma oportunidade.

Quanto aos pontos positivos da lista, o entrosamento do setor ofensivo é o destaque. A escolha de Ganso, Neymar, André e Robinho não foi por acaso, e ao menos três destes devem sair no time principal. Na escolha de apoiadores e contensores de meio, Mano foi certeiro ao convocar Ederson e Hernanes. Não gostei muito da convocação de Jucilei, mas deve ficar no banco. As laterais estão (finalmente) equilibradas em bom nível, e a renovação da zaga, de início, está perfeita. No gol, a título de teste, a convocação foi muito boa (reitero que escolheria Fábio ou Fernando Henrique no lugar de Jefferson, que é inegavelmente bom goleiro).

Mantendo o 4-4-2 histórico da Seleção, imagino o time de saída com Victor; Daniel Alves, Marcelo, Thiago Silva e David Luiz; Hernanes, Ederson, Ramires e Ganso; Robinho e Neymar.

Esse time promete...

Um comentário:

Vargas21 disse...

Vc força David. Fernando Henrique do Flu como futuras convocações, pqp neh... Vaga no gol só tem uma. Júlio titular, Victor do Grêmio 2º goleiro, só sobra uma vaga para todos os outros...
Essa convocação dele além de ridícula foi só para mostra q quer fazer uma renovação, e chamou nomes q a torcida queria ver. POrra, André do Santos deve ta de putaria com minha cara, e Neymar bater um penalti como aqel contra o Vitória contra uma Argentina da vida, ele pode esquecer pisar no Brasil.

Desses nomes dessa 1ª convocação, poucos, ou até mesmo nenhum, estarão na Copa 2014.