sábado, 12 de junho de 2010

Copa do Mundo - dia 2

COR 2 x 0 GRE

No confronto entre a maior força asiática da atualidade contra uma Grécia em processo de renovação, o esperado era uma vitória com relativa tranquilidade da equipe coreana. E foi exatamente o que foi vito no pimeiro jogo o dia. Em um jogo de ataque veloz contra uma defesa lenta e atordoada, o placar poderia ser mais elástico.

A Coréia, assim como nas eliminatórias asiáticas e nos amistosos pré-copa, entrou com tudo e partiu logo para o ataque. Apesar do susto inicial dos gregos, o domínio coreano foi amplo durante todo o jogo. Park Ji-Sung ditava o ritmo de jogo, e com a defesa grega em estado letárgico, Park Chu-Young tinha liberdade para transitar no comando de ataque. Otto Rehhagel parece ter armado o time para aproveitar os contra-ataques. No entanto, a equipe grega é velha, (a base é da campeã européia de 2004), e o time sentiu a ausência de Kyrgiakos e Salpigidis. Aliás, os poucos momentos de lucidez da apática equipe grega foram a partir da entrada do experiente atacante, decisivo para a classificação dos gregos para o mundial. Vitória justa da equipe coreana, que vai brigar pela vaga até a última rodada. Já a equipe grega, a julgar pela apresentação inicial, disputará o pior rendimento da competição.

ARG 1 x 0 NIG

Um dos jogos mais aguardados da primeira rodada do mudial, pelo conjunto nigeriano e a força ofensiva dos hermanos. O esperado era um jogo truncado no meio-campo, com jogadas rápidas pelas laterais e muitos gols. A aposta era em vitória apertada da seleção de Maradona, e foi o que aconteceu. No entanto, as equipes deixaram muito a desejar, principalmente a Argentina, franca candidata ao título.

O jogo começou pegando fogo. Em apenas 3 minutos, 3 chances claras de gol, duas para a Argentina e uma para a Nigéria. E o gol argentino saiu cedo, aos 6, em linda cabeçada de Heinze, livre de marcação na grande-área. A Nigéria não sentiu o golpe e continuou atacando, principalmente aproveitando os espaços deixados por Gutiérrez. Messi chamava o jogo, e a ofensividade argentina foi transformada em uma chuva de gols perdidos por Higuaín, até mesmo pela excelente atuação do goleiro Enyeama (o melhor em campo). A Nigéria também criava muitas chances, mas carecia de um "matador" (por incrível que pareça, até mesmo absurdo, Martins é reserva nesta seleção). O grande aspecto do jogo foi a "ausência" dos jogadores de meio-campo, uma região inóspita do relvado. A fragilidade do sistema defensivo argentino chama a atenção, e a mesma não foi vazada exclusivamente pela ineficiência do ataque nigeriano. Com o bom futebol apresentado pela Coréia do Sul, a vaga nigeriana, dada como certa por alguns analistas, está ameaçada. A Argentina, como esperado, passará de fase. Mas se don Diego não acertar a marcação no meio-campo e a zaga, a equipe alvi-celeste não irá longe na competição.

ING 1 x 1 USA

O favorito English team entrava em campo cercado por expectativas de apresentações melhores, tendo em vista as últimas partidas amistosas. O adversário não era fraco, e o vice-campeão da Copa das Confederações esperava ao menos o empate. Pela análise dos plantéis, a Inglaterra venceria o jogo com algumas dificuldades. Mas o que se viu foi a mesma Inglaterra que ganhou há duas semanas de um fraco Japão graças à dois gols-contra do sistema defensivo nipônico.

Os Estados Unidos entraram no relvado com a clara intenção de sair nos contra-ataques. E tiveram as oportunidades, porém a preocupação exacerbada em defender atrapalhava a saída rápida de bola, sempre pelos pés de Donovan e Dempsey. A Inglaterra dominou o jogo desde o início e Gerrard, em linda jgada trabalhada com Heskey, abriu o placar. Os Estados Unidos, aos poucos, equilibraram o jogo, e a Inglaterra perdia gols inacreditáveis. A reorganização do bom time americano foi recompensada com um "frangaço" do mais contestado dos arqueiros ingleses - Robert Green. Capello mandou o time ao ataque no segundo tempo, mas a pelota não chegava em Rooney. Heskey perdeu muitos gols, e segue na sina de não ser decisivo atuando pela seleção nacional. O English team melhorou com o recuo de Rooney, que passou a buscar as jogadas na meia ofensiva e tramar ataques com Lampard, bem marcado. Mas sem sucesso. Empate com sabor de vitória para os americanos, que ficam em situação confortável com este ponto arrancado heróicamente. Para o English team, alguns pontos precisam ser sanados:

1) Com James e Hart, por que escalar Green como arqueiro titular?
2) Com Heskey em litígio com as redes, Defoe é excelente opção.
3) Milner no lugar de Gareth Barry parece uma piada de mau gosto.

De certo mesmo, David Beckham faz falta como opção de jogo (coincidentemente, a lesão do astro do Milan coincidiu com a queda de rendimento do English team, no início do ano). Capello terá trabalho para reorganizar o ataque, totalmente dependente de Rooney.

Um comentário: